Este mês faz o Prazer_Inculto 4 anos.
Apareceu na altura em que éramos muito poucos em Portugal. E é talvez um dos únicos que resistiu desde esses dias. A Coluna Infame sumiu-se, o Blogue de Esquerda mudou-se, a Janela Indiscreta fechou-se definitivamente.
Na verdade, a não ser que se queira dar recados ao mundo ou obter visibilidade, como o fazem os políticos seguindo o movimento iniciado pelo ortograficamente a desejar Pacheco Pereira, isto dá trabalho e não tem utilidade de maior.
Mas foi divertido verificar a evolução desde a "pré-história" dos blogues (com "e"), ver como os jornalistas e os "homens de cultura" começaram por desprezar ostensivamente este meio e agora todos têm um blogue, quando não mais.
Os blogues também trouxeram ao de cim o pior que havia em Portugal. Gente obscura que leccionava coisinhas em faculdades ou tentava, em vão, que as editoras publicassem qualquer coisa sua, tornaram-se "autoridades" devido ao veneno que lhe corrompia a lama. O povo adora ver os répteis a destilar. Ajuda a esquecer as suas próprias patinhas de lagarto triste.
Para mim, tem-me servido para dizer, na hora, o que penso do meu país. E de aprender com alguns dos comentários que acompanharam os quase dois mil textos que aqui publiquei. Obrigado aos que se deram ao trabalho de me corrigir ou iluminar sobre os mais diversos assuntos.
Também tem sido uma ponte com os meus leitores espalhados pelo mundo. Através dos comentários ou do e-mail do blogue recebi muitas centenas mensagens ao longo destes anos. Umas boas, outras nem por isso, mas quase todas sinceras. O meu obrigado também por isso.
E vou continuar, enquanto que me parecer interessante, a escrever aqui. Até logo.
Sem comentários:
Enviar um comentário